Bandeira da Jamaica. O verde representa esperança e riqueza agrícola, o dourado representa a luz solar e a riqueza natural do país e o preto representa a força e a criatividade do povo jamaicano. |
-A Jamaica foi descoberta no ano de 1494, por Cristóvão Colombo, que a comprou por 3 espelhos, tornando-se propriedade particular do navegador. Na época, era habitada pelos povos aruaques, que logo foram extintos graças as doenças europeias transmitidas pelos espanhóis.
-A conquista oficial do país foi em 1509, autorizada por Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo. Também foi nesse ano que os primeiros escravos foram trazidos para o território, começando-se o processo de colonização.
-A ilha atraiu a atenção dos ingleses graças a pouca importância dada a ela pelos espanhóis, e com isso o país britânico tomou posse do território em 1655 para em 1670 assumir o controle oficial da Jamaica.
-Sobre a posse da Inglaterra, a Jamaica se tornou uma grande potência de tráfico de escravos.
-Antes de Kingston ser a capital do país, a Jamaica teve como capital o Port Royale, que foi destruído por um tremor de terra e uma tempestade e Spanish Town, que foi tanto a capital colonial espanhola quanto a capital colonial inglesa.
-O fim da escravatura em 1833 e dos privilégios comerciais em 1846 prejudicaram o comércio na região.
-No ano de 1866, o Parlamento Britânico impôs no país um governo de poder único.
-Incentivado pela crise econômica mundial nos anos de 1930, o povo jamaicano começa a ficar descontente com o domínio inglês, o que resultou em um movimento pela independência da ilha em 1938. Este movimento esteve presente em modificações constitucionais importantes (em 1944 e 1953), como na instituição de uma assembleia de representantes eleitos por sufrágio universal e nas responsabilidades departamentais dadas aos ministros eleitos.
-A Jamaica se tornou independente da Inglaterra em 3 de Janeiro de 1958, tendo Norman Manley, líder do Partido Nacional Popular (PNP) como seu primeiro-ministro.
-Em 1969, o país se tornou membro da O.E.A. (Organização dos Estados Americanos).
-Na década de 1980, a Jamaica adotou a política liberal, sendo influenciada pelos Estados Unidos.
-A crise econômica em 1990 ajudou a aumentar a violência e a queda do turismo no país.
Geografia:
-A Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe.
-Montanhas cercadas por planícies costeiras são predominantes quanto ao relevo da ilha.
-O porto de Kingston é o sétimo maior porto natural do mundo, o que contribuiu para a cidade ser denominada a capital do país em 1872.
-A Jamaica está situada no cinturão de furacões do Oceano Atlântico.
-Ecossistema: florestas secas e úmidas de pedra calcária, florestas tropicais, florestas ripárias, pântanos, cavernas, rios, sargaços e recifes de coral.
-Clima tropical.
Demografia:
-População do país: 2,84 milhões
-A população do país está mais concentrada na capital Kingston, com quase 1 milhão de habitantes. Em segundo lugar vem Nova Kingston, com aproximadamente 600 mil habitantes. Em terceiro lugar está a Spanish Town, com aproximadamente 145 mil habitantes.
-A população da Jamaica é uma miscigenação entre descendentes de escravos africanos, latinos marrons e espanhóis cimarrones.
-A língua oficial da Jamaica é inglês.
-A religião predominante no país é o cristianismo, porém também se destaca a religião rastafári, com cerca de 24 mil adeptos.
-Área: 10.991 km²
-Mortalidade infantil: 22 por 1000 nascimentos (1995 - 2000).
-Analfabetismo: 13,3% (2000)
Política:
-A Jamaica possui uma monarquia parlamentarista.
-Embora a Jamaica seja independente da Inglaterra, o chefe de estado é o monarca, no caso a Rainha Elizabeth II.
-O representante do monarca na Jamaica é o Governador-Geral, que tem como papel a aprovação de leis e outras funções do estado.
-O parlamento jamaicano se divide na câmara dos deputados e no senado. Os membros da câmara são eleitos diretamente, e o líder do partido maioritário na câmara torna-se primeiro-ministro. O senado é nomeado pelo primeiro-ministro e pelo líder da oposição parlamentar.
-A política jamaicana usa um sistema bipartidário, com o Partido Nacional Popular (PNP) e o Partido Trabalhista Jamaicano (PTJ).
-O país é dividido em 14 paróquias (Kingston, Portland, Saint Andrew, Saint Thomas, Clarendon, Manchester, Saint Ann, Saint Catherine, Saint Mary, Hanover, Saint Elizabeth, Saint James, Trelawny e Westmoreland), agrupadas em 3 condados históricos (Cornwall, Middlesex e Surrey)
Economia:
-A economia jamaicana é mista e subdesenvolvida, com empresas estatais e empresas do setor privado.
-Moeda: dólar jamaicano
-Os principais setores da economia americana são os da agricultura, mineração, manufatura, turismo, serviços financeiros e de seguros.
-Metade da economia jamaicana depende dos serviços.
-O turismo e a mineração são as principais fontes de divisas do país.
-A Jamaica tem procurado implementar reformas estruturais destinadas a promover a atividade do setor privado e aumentar o papel das forças de mercado na alocação de recursos desde os anos 80.
-Os ideais do liberalismo econômico são seguidos desde os anos 90 pelo país.
-A Jamaica é o quinto maior exportador de bauxita no mundo.
-As principais exportações agrícolas do país são açúcar, banana, café, rum e inhame.
-A Jamaica tem uma grande variedade de atividades industriais e comerciais.
-A indústria da construção jamaicana é totalmente auto-suficiente, com normas técnicas profissionais.
-Principais parceiros comerciais: EUA, Reino Unido, Canadá, Trinidade e Tobago, Japão e Noruega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário